O Projeto Vamos! Criança é uma iniciativa socioeducativa complementar à escola, voltada para a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento integral de 80 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou pessoal, residentes em bairros periféricos de Bacabal, MA. O projeto oferece uma série de atividades estruturadas em encontros de sensibilização e oficinas de informática, capoeira, canto coral e teatro, complementados por acompanhamento sociopedagógico e aulas de apoio escolar.

Objetivos Gerais:

• Promover a inclusão social e fortalecer a resiliência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

Objetivos Específicos:

• Resgatar e desenvolver a autoestima e a consciência crítica dos participantes.
  • Desenvolver suas potencialidades físicas, artísticas, cognitivas e musicais.
  • Melhorar a resistência às drogas e à criminalidade.
  • Reduzir o risco de evasão escolar e ingresso na marginalidade.
  • Aumentar a participação ativa na vida familiar, escolar e comunitária.
  • Oferecer um espaço seguro e acolhedor onde as crianças e adolescentes se sintam respeitados e valorizados.

Atividades e Metodologia:

O projeto é estruturado em torno de mini-projetos temáticos, planejados e adaptados pela equipe pedagógica do Projeto Vamos! Criança conforme a realidade dos participantes. As atividades são desenhadas para atender às necessidades das crianças de forma integral, considerando três aspectos fundamentais:

• O PENSAR: Inclui rodas de conversa, reforço escolar, alfabetização básica, aulas de informática, leitura, produção textual e criação de paródias.
  • O SENTIR: Envolve atividades artísticas e culturais, como música, circo, teatro, expressão corporal, relaxamento, capoeira, desenho, pintura e artesanato.
  • O AGIR: Abrange brincadeiras, jogos, dinâmicas, esportes, recreação, apresentações e passeios.

O Projeto Vamos! Criança busca prevenir o ingresso dos participantes na marginalidade, promovendo a construção de um futuro mais justo e digno, onde cada criança e adolescente tenha a oportunidade de desenvolver plenamente suas capacidades e contribuir positivamente para a sociedade.

Localidades do projeto:

BAIRRO NOVO BACABAL